Introdução: Ao aceitar a incumbência de apresentar uma história bíblica para uma classe de crianças, você assume um compromisso com Deus. Você será o porta-voz na exposição de Sua Palavra para as crianças salvas e não-salvas. Portanto, será necessária uma inteira dependência do Espírito Santo para que haja êxito no trabalho.
Quando à sua parte, como professor, os passos que deverá seguir são:
1. Orar
2. Estudar os textos bíblicos (3 vezes, pelo menos)
3. Estudar o manual (Livro ou revista)
4. Preparar um esboço da lição
5. Treinar e colocar em ordem o material visual
.
2. Estudar os textos bíblicos (3 vezes, pelo menos)
3. Estudar o manual (Livro ou revista)
4. Preparar um esboço da lição
5. Treinar e colocar em ordem o material visual
.
- Esboço: O esboço de uma história deve ter 4 divisões:
1. Começo (com introdução do “problema”)
2. Andamento
3. Clímax (dando solução ao ”problema”)
4. Conclusão:
2. Andamento
3. Clímax (dando solução ao ”problema”)
4. Conclusão:
a. Desafio para os salvos
b. Apelo para as não-salvas
.
b. Apelo para as não-salvas
.
1- COMEÇO: Deve ser planejado de tal forma que desperte a atenção da classe e prenda seu interesse. Por isto, deve ser:
a. breve
b. promissor
c. envolvente
.
b. promissor
c. envolvente
.
:: Alguns métodos que podem ser usados:
1. uma frase:”Ele desapareceu”. (Jesus)
2. um objeto visível ou escondido dentro de uma caixa
3. perguntas
4. historinhas
2. um objeto visível ou escondido dentro de uma caixa
3. perguntas
4. historinhas
.
Cada história deve apresentar um “problema” = PECADO a ser resolvido, o qual deve ser apresentado no COMEÇO. Por esta razão, o professor deve deixar para planejar o COMEÇO de uma história depois de estudá-la bem.
Deve ter sempre em mente que o COMEÇO e o CLÍMAX “solução do problema” = AMOR DE DEUS: JESUS estão interligados, visto que o CLÍMAX é onde o problema é solucionado.
.
2- ANDAMENTO: É o desenrolar dos fatos ou a progressão dos acontecimentos. No andamento, o professor deve correlacionar as ações e atitudes dos personagens da história com a vida da criança, apresentando:
.
.
A. Para as não-salvas, os 06 pontos do caminho da salvação, antes de atingir o Clímax. Os pontos do caminhos da salvação são:
.I. O amor de Deus – João 3.16
II. Pecador – Romanos 3.23
III. Morte e Ressurreição de Jesus – Hebreus 9.22/ 1 Coríntios 15.3,4
IV. Apropriação do presente da salvação – João 1.12/ Hebreus 13.5b
V. O salvador ressurreto – 1João 3.24
VI. Crescimento espiritual – 1 João 1.9
II. Pecador – Romanos 3.23
III. Morte e Ressurreição de Jesus – Hebreus 9.22/ 1 Coríntios 15.3,4
IV. Apropriação do presente da salvação – João 1.12/ Hebreus 13.5b
V. O salvador ressurreto – 1João 3.24
VI. Crescimento espiritual – 1 João 1.9
.B. Para os salvos, ensino para crescimento e serviço cristão, dando, pelo menos 03 aplicações práticas. Não é necessário incluir no desenvolvimento todos detalhes mencionados na lição (livro ou revista) você tem que ter total dependência de Deus.
.
.
Deve-se prosseguir com o “problema” nesta parte da lição, até que se encontre a “solução” no clímax.
.
.
3- CLÍMAX: É o ponto da história onde o “problema” é resolvido. O clímax deve ser dado bem no fim da história. Pode ser enfatizado com:
.
.
a. A expressão do rosto
b. A entonação da voz (solene, misteriosa, etc)
c. Uma dramatização
d. Gestos
e. Pausa
b. A entonação da voz (solene, misteriosa, etc)
c. Uma dramatização
d. Gestos
e. Pausa
4- CONCLUSÃO: É a parte final da lição. Deve ser feita rapidamente, lançando-se o apelo para os não-salvos. Contém deixar bem claro aqui que a salvação é um presente que precisa ser recebido para que se possa ter a certeza da Vida Eterna (Romanos 6.23 e João 1.12).
.
No esboço de cada lição bíblica, o professor deve adotar números, letras e cores convencionais, como:
a. Para os 6 pontos do caminho da salvação, deve usar números de cor amarela entre parênteses. (O amor de Deus)
b. Para o ensino a criança salva, pode usar as letras ECS = Ensino Criança Salva em cor verde, entre parênteses. Ex: (ECS – 1 João 1.9)
b. Para o ensino a criança salva, pode usar as letras ECS = Ensino Criança Salva em cor verde, entre parênteses. Ex: (ECS – 1 João 1.9)
Fonte: tiavalerianaescolabiblica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
olá seja bem vindo comente deixe sua mensagem ou seu recado aguardo vcs abraços