O que pode causar problemas de disciplina?
Crianças - A sala - O professor
1- AS CRIANÇAS
Crianças inquietas
Têm um período breve de atenção;
Ficam mais agitadas quando o professor dá uma aula
e não permite que eles participem; Não conseguem
ficar sentadas por muito tempo sem atividades
com movimentos.
Sugestões: Supere isto com participações como
cânticos rápidos com movimentos e por último
cânticos lentos; brincadeiras de visão; atividades
enquanto repetem versículos para memorizar;
antes de começar uma história cante algo
para chamar a atenção, etc.
Crianças egocêntricas
Querem ser o centro das atenções;
Não pensam nos sentimentos dos demais.
Sugestões: Supere isto com conselhos pessoais
e muita oração. Cristo deve ser preeminente na
vida, não o “eu”. O amor pensa nos outros!
Realize atividades em duplas, trios,
divida responsabilidades, peça ajuda na arrumação,
no lanche; explique a importância de amar,
cuidar, servir o outro.
Crianças desenfreadas
Fazem o que querem em casa;
Impacientes, rudes, iradas, ciumentas.
Sugestões: Supere isto com o ensino da
palavra por preceito e exemplo. Dê formas
específicas em que as crianças possam ser
amáveis. Dê exemplo de personagens bíblicos
que pensavam antes de agir. Lembre-as o local
em que estão, o motivo de estarem na
Igreja e o que Deus pensa de tais atitudes.
Crianças maliciosas
Podem estar passando por situações difíceis
em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes,
abuso, doenças mentais...);
Má escolha de amizade; Violência vista na televisão,
Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.
Sugestões: Supere isto ao ensinar e viver o
amor de Cristo. Ore constantemente por
esta criança; ela necessita da ajuda de Deus.
Confie que o Senhor fará que a Palavra de
Deus toque em seu coração e tenha vitória .
2- A SALA
sala desordenada leva as crianças
a serem desordenadas;
Pouca luz ou muito brilhante;
Sala muito fria ou muito quente;
Cadeiras de tamanho inadequado;
Sugestões: Remova as distrações antes da aula;
Recolha os brinquedos que as crianças
tenham trazido antes da aula; Diminua as interrupções.
3- O PROFESSOR
Falta de preparo
- Professor que não prepara a aula com antecedência,
fica perdido em sala e não sabe o que fazer.
“Maldito o que faz com negligência o trabalho
do Senhor”. (Jeremias 48:10)
Falta de organização
- Professor que deixa as crianças dominarem o
ambiente, fazerem tudo o que querem,
deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras
desarrumadas, papel, tesoura, lápis e outros
materiais espalhados pela classe.
As crianças são desorganizadas por natureza,
o professor não pode ser; ao contrário,
deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.
Sugestões: Faça um esboço da aula;
pratique-a em voz alta; Planeje um horário
para seu tempo de ensino; Decida como
ensinar o versículo; Organize os visuais e
ponha-os na ordem em que vai usá-los.
Ao entregar um material ou brinquedo só o
faça depois de guardar o que não será
mais utilizado. Incentive as crianças a recolherem
o que cai no chão, a jogar o lixo no lixo.
Fracasso em conseguir a atenção
das crianças antes de começar
Sugestões: Faça uma dinâmica, uma atividade
atrativa com músicas, movimentos,
brincadeiras ou fantoches para introduzir a aula.
Falta de autoridade
Sugestões: Imponha autoridade por sua atitude
e exemplo; Não seja autoritário nem permissivo.
O tom de voz é muito importante, falar olhando
nos olhos da criança, falar pausadamente.
Linguagem pobre
Sugestões: A mudança do tom, ritmo e
volume ajudará a manter a atenção;
Na medida do possível, modifique o
tom de voz dos personagens da história
que está contando. Não use palavras que
estejam muito abaixo do nível de seus alunos,
não os trate como bebês, nem use vocabulário
que não possam entender. Seja equilibrado.
Mau exemplo
Sugestões: O professor tem que viver o
que ensina; Não se distraia com
com outros professores na hora da aula.
No momento da aula, você precisa ter
toda sua atenção voltada para as crianças.
Mesmo no momento das brincadeiras,
é importante que você se aproxime delas,
conquiste as que são frias e distantes,
brinque com elas, converse,
você precisa fazer parte da vida delas.
VEJA A EQUAÇÃO:
Oração + Preparação
adequada + Apresentação apropriada
da lição = um aluno sem problema de disciplina.
O professor é a chave para uma
classe bem disciplinada.
OUTROS LEMBRETES IMPORTANTES!
1) Seja coerente: faça o que diz!
Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.
2) Não se desculpe por inabilidades
3) Evite correções verbais constantes como:
“Calem-se”, “Sentem-se quietos!
” Ao contrário, quando estiverem muito
desordenados, chame-os para outra atividade.
4) Use uma forma positiva como:
“Queridos, andem sem fazer barulhos...
” em vez de: “Não corram!”...
5) Evite gritar; Elogie as crianças livremente;
especialmente as mais bagunceiras
quando estiverem comportadas.
6) Deixem que se divirtam antes ou depois da lição;
use brincadeiras e músicas movimentadas.
Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la
de alguma forma; se não for fazendo atividades
dirigidas pela professora, será fazendo bagunça.
7) Prepare ATIVIDADES EXTRAS, como jogos
(ex: vivo ou morto, dança da cadeira),
caso o culto se estenda.
8) Mesmo que tenha apenas 1 criança na sala,
não deixe passar a oportunidade de ensiná-la.
Valorize-a!
9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes
e/ou os responsáveis pela criança que não
se comporta.Como podemos prevenir que
os problemas de disciplina aconteçam?
A disciplina não depende de ter um grupo
de alunos com bons modos, senão de ter
um professor que combate os problemas
antes que surjam.Descubra seus alunos
(Pastoreie-os). Veja a criança como um
indivíduo.Conheça as características básicas
da idade das crianças com quem trabalha.
Compreenda que as crianças diferem em
necessidades e respostas. Conheça o que
há por trás de cada criança, seus interesses,
ambições, dificuldades, necessidades,
níveis de maturidade,...Interceda por elas;
Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções
claras. Diminua suas exigências e expectativas;
estabeleça regras
Corrija o comportamento errado com amor;
Investigue a sua vida. Você está agindo como
um exemplo que as crianças devam seguir?
Planeje sua lição/ aula;Demonstre amor e
atenção por cada criança. Aceite a criança do
jeito que ela é: olhe além da superfície.
Dê a criança palavras de estímulo.
Ouça o que ela diz e como diz;Introduza seus
alunos na vida cristã, discipulando-os,
ensinando valores e princípios cristãos;
Nunca perca o controle! Você não ganhará o
controle da classe, perdendo seu autocontrole.
O professor precisa estar calmo, cheio do Espírito,
controlado pelo Espírito. Deus nos adverte
quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32;
19:11; 25:28,29:20,22);Assegure-se de
evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo.
Ensine-lhes a Palavra para que possam crescer.
Fonte: APEC / Adap. Luci Ellen Luz
Obrigado por esses maravilhosos conselhos, com tantos anos neste maravilhoso ministério vejo que sempre a algo a aprender, que o Espírito Santo continue te usando e te abençoando em nome de Jesus.
ResponderExcluir